segunda-feira, 18 de junho de 2012

Plantas medicinais e suas aplicações.



Plano de Aula – 2012

1. IDENTIFICAÇÃO:



Professor(a):
“Joselma Pinheiro Santos” e “Ingrid Candido”
 Série:
    2° ano


Disciplina:
Biologia
Turma:



Bimestre:

Unidade









Tema:
Botânica


Título:
Uso consciente de plantas medicinais.
CH:
50 minutos


Data Prevista
18/06/2012


OBJETIVOS DA AULA (Pode ser subdivido em geral e específicos):



1.    Mostrar que o uso das plantas com intuito medicinal já era utilizado há muito tempo;
2.    Abordar de forma sucinta o uso de plantas medicinais para reafirmar a sua importância;
3.    Sensibilizar o ambiente escolar ao uso de plantas populares da região da Amazônia como medicina alternativa e viável.



CONTEÚDO (Listar os principais tópicos a serem desenvolvidos):



Breve histórico sobre as plantas terapêuticas
Recorrer às virtudes curativas de alguns vegetais é uma das primeiras manifestações do homem, marcando um antigo desejo de compreender e utilizar a natureza como recurso terapêutico, nas doenças que afligem o corpo e a alma. Se voltasse ao passado, perceber-se-ia que a prática de utilização das plantas como meios de cura das doenças não mudaram, mas por falta de informações algumas pessoas não sabem, nos dias de hoje, usar essas plantas para o seu consumo, desconhecendo os seus benefícios.
Registros no Mundo
Oriente: O país com mais longa e ininterrupta tradição nas ervas é a China, onde listou-se 1800 substâncias medicinais e 11.000 receitas de compostos.
Médio Oriente: A Farmacopeia babilônia abrangia 1400 plantas. O primeiro médico egípcio conhecido foi Imhotep (2980 a 2900 A.C.). Grande curandeiro foi deificado, e utilizava ervas medicinais em seus preparados mágicos.
Grécia: No século XIII A.C. um curandeiro chamado Asclépio, grande conhecedor de ervas e plantas medicinais, concebeu um sistema de cura, fundando o primeiro SPA de que se tem informação, cujo tratamento era baseado em chás.
América: O primeiro herbário das Américas é o Manuscrito Badanius, o herbário asteca, do séc. XVI, em Nahuat. Muitos médicos acreditam que o uso de fitoterápicos pode reduzir à metade os gastos da população com medicamentos e com os mesmos resultados dos alopáticos.
 Brasil: A  utilização das plantas começou desde que os primeiros habitantes chegaram ao Brasil, há cerca de 12 mil anos, dando origem aos paleoníndios amazônicos, dos quais derivaram as principais tribos indígenas do país. Pouco, no entanto, se conhece sobre esse período, além das pinturas rupestres.
Quase tudo que se sabe da flora brasileira foi descoberto por cientistas estrangeiros, especialmente os naturalistas, que realizaram grandes expedições científicas ao Brasil, desde os descobrimento pelos portugueses até o final do século XIX. Essas grandes expedições tinham o intuito de conhecer e explorar as riquezas naturais do país, conhecer a geologia e a geografia do Novo Mundo, bem como determinar longitudes e latitudes para a elaboração dos mapas. 
Sua Aplicação
A manutenção da saúde através das ervas medicinais tem sido objeto de diversas pesquisas, é matéria de estudos médicos e assunto de interesse específico de cientistas, especialistas e leigos.
O ponto de partida de muitos estudos é o conhecimento popular acerca dos potenciais das plantas, e essa sabedoria assim se desdobra:
1 – Conhecimento acerca das origens dos males que afetam o corpo humano
2 – Conhecimento das funções orgânicas do corpo
3 – Observação minuciosa das diferentes reações do organismo ao consumo de cada planta
4 – Técnicas de preparo e de armazenagem dos remédios naturais
5 – Correlação precisa entre as necessidades do corpo e os potenciais das plantas.


METODOLOGIA (Descrever o tipo de aula, principais técnicas e materiais a serem utilizados. Anexar roteiros de aulas experimentais, quando necessário):



 Os alunos serão levados para o laboratório de informática onde será mostrado o blog, feito a leitura e a exploração das informações disponíveis e paralelamente a isso o professor irá expor outras curiosidades a cerca do tema abordado mostrando assim o uso consciente e seguro das plantas medicinais.
Posteriormente será realizada uma atividade com os alunos para fixação dos conhecimentos.


AVALIAÇÃO (Descrever como será o acompanhamento da aprendizagem. Anexar roteiros de exercícios e materiais avaliativos):


A avaliação será realizada por meio de uma atividade em grupo, onde os alunos irão pesquisar e expor em cartazes informações comprovadas por pesquisas a cerca do uso de algumas plantas medicinais da Amazônia.


8. REFERÊNCIAS (Listar as principais referencias utilizadas):



Plantas medicinais na Amazônia e na Mata Atlântica: 2- edição, revista e ampliada
Plantas medicinais coletânea de saberes: Schirlei da Silva Alves Jorge.












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