Plano de Aula
– 2012
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1. IDENTIFICAÇÃO:
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Professor(a):
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“Joselma Pinheiro Santos” e “Ingrid Candido”
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Série:
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2° ano
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Disciplina:
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Biologia
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Turma:
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Bimestre:
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Unidade
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Tema:
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Botânica
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Título:
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Uso
consciente de plantas medicinais.
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CH:
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50
minutos
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Data Prevista
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18/06/2012
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OBJETIVOS DA AULA (Pode ser subdivido em geral e específicos):
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1. Mostrar que o uso das plantas com intuito medicinal
já era utilizado há muito tempo;
2. Abordar de forma sucinta o uso de plantas medicinais
para reafirmar a sua importância;
3.
Sensibilizar o ambiente escolar ao uso de plantas populares da região da Amazônia como
medicina alternativa e viável.
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CONTEÚDO (Listar os principais tópicos a serem
desenvolvidos):
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Breve histórico sobre
as plantas terapêuticas
Recorrer às virtudes curativas de alguns vegetais é uma das primeiras
manifestações do homem, marcando um antigo desejo de compreender e utilizar a
natureza como recurso terapêutico, nas doenças que afligem o corpo e a alma.
Se voltasse ao passado, perceber-se-ia que a prática de utilização das
plantas como meios de cura das doenças não mudaram, mas por falta de
informações algumas pessoas não sabem, nos dias de hoje, usar essas plantas
para o seu consumo, desconhecendo os seus benefícios.
Registros no Mundo
Oriente: O país com mais longa e
ininterrupta tradição nas ervas é a China, onde listou-se 1800 substâncias
medicinais e 11.000 receitas de compostos.
Médio Oriente: A Farmacopeia babilônia
abrangia 1400 plantas. O primeiro médico egípcio conhecido foi Imhotep (2980
a 2900 A.C.). Grande curandeiro foi deificado, e utilizava ervas medicinais
em seus preparados mágicos.
Grécia: No século XIII A.C. um curandeiro
chamado Asclépio, grande conhecedor de ervas e plantas medicinais, concebeu
um sistema de cura, fundando o primeiro SPA de que se tem informação, cujo
tratamento era baseado em chás.
América: O primeiro herbário das Américas é
o Manuscrito Badanius, o herbário asteca, do séc. XVI, em Nahuat. Muitos
médicos acreditam que o uso de fitoterápicos pode reduzir à metade os gastos
da população com medicamentos e com os mesmos resultados dos alopáticos.
Brasil: A utilização das
plantas começou desde que os primeiros habitantes chegaram ao Brasil, há
cerca de 12 mil anos, dando origem aos paleoníndios amazônicos, dos quais
derivaram as principais tribos indígenas do país. Pouco, no entanto, se
conhece sobre esse período, além das pinturas rupestres.
Quase tudo que se sabe da flora brasileira
foi descoberto por cientistas estrangeiros, especialmente os naturalistas,
que realizaram grandes expedições científicas ao Brasil, desde os
descobrimento pelos portugueses até o final do século XIX. Essas grandes
expedições tinham o intuito de conhecer e explorar as riquezas naturais do
país, conhecer a geologia e a geografia do Novo Mundo, bem como determinar
longitudes e latitudes para a elaboração dos mapas.
Sua Aplicação
A manutenção da saúde através das ervas
medicinais tem sido objeto de diversas pesquisas, é matéria de estudos
médicos e assunto de interesse específico de cientistas, especialistas e
leigos.
O ponto de partida de muitos estudos é o
conhecimento popular acerca dos potenciais das plantas, e essa sabedoria
assim se desdobra:
1 – Conhecimento acerca das origens dos
males que afetam o corpo humano
2 – Conhecimento das funções orgânicas do
corpo
3 – Observação minuciosa das diferentes
reações do organismo ao consumo de cada planta
4 – Técnicas de preparo e de armazenagem dos
remédios naturais
5 – Correlação precisa entre as necessidades
do corpo e os potenciais das plantas.
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METODOLOGIA (Descrever o tipo de aula, principais técnicas e
materiais a serem utilizados. Anexar roteiros de aulas experimentais, quando
necessário):
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Os alunos serão levados para o laboratório de
informática onde será mostrado o blog, feito a leitura e a exploração das informações
disponíveis e paralelamente a isso o professor irá expor outras curiosidades
a cerca do tema abordado mostrando assim o uso consciente e seguro das
plantas medicinais.
Posteriormente
será realizada uma atividade com os alunos para fixação dos conhecimentos.
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AVALIAÇÃO (Descrever como será o acompanhamento da
aprendizagem. Anexar roteiros de exercícios e materiais avaliativos):
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A avaliação será realizada por meio de uma atividade
em grupo, onde os alunos irão pesquisar e expor em cartazes informações comprovadas
por pesquisas a cerca do uso de algumas plantas medicinais da Amazônia.
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8. REFERÊNCIAS (Listar as principais referencias utilizadas):
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Plantas
medicinais na Amazônia e na Mata Atlântica: 2- edição, revista e ampliada
Plantas
medicinais coletânea de saberes: Schirlei da Silva Alves Jorge.
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Plantas podem ser um ótimo caminho em direção a uma boa qualidade de vida.
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Plantas medicinais e suas aplicações.
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